24 de mai. de 2010

Amostras grátis e Brindes pela Internet

Há empresas que oferecem amostras grátis para conseguir a opinião dos clientes sobre o produto ou para que o consumidor o conheça e se torne cliente. Se nenhuma das duas coisas acontece, a estratégia se torna desvantajosa. "Já teve empresa que mandou e-mail pedindo para eu retirar o post sobre as amostras do site e eu tirei", diz a responsável pelo site Amostras Grátis, Camila Almeida.
Ela conta que era uma empresa estrangeira que não via benefícios em enviar o produto aos brasileiros. Para evitar problemas desse tipo, ela diz que o ideal é pedir apenas o que vai ser útil.
Por outro lado, há empresas que gostam tanto do público-alvo que fazem até parceria com o site. O Walmart, por exemplo, dá descontos de 5% a 10% para os leitores do site que comprem pela página www.walmart.com.br/amostrasgratis (APP)
Nas prateleiras de uma dessas lojas de amostras, os consumidores encontram de tudo um pouco, como alimentos, produtos de higiene e limpeza, moda, acessórios, pet e eletrônicos. Em geral, são produtos recém-lançados ou em fase de testes. O compromisso de quem leva as amostras para experimentar é responder a pesquisas de opinião e avaliação elaboradas pelos fabricantes. Quem responde ganhará um ponto em uma espécie de clube de fidelidade que ainda será lançado pela loja.
Em algumas há um sistema de cores que identifica quantos produtos podem ser testados no mês: verde são cinco, amarelo, no máximo dois, e vermelho, apenas um. Nenhum produto pode ser retirado duas vezes pelo mesmo consumidor, já que a ideia é apenas testar.
O volume e a variedade de produtos tendem a crescer à medida que o número de associados aumente e que o sistema se torne mais conhecido.
Alguns produtos, como os eletroeletrônicos, não podem ser retirados da loja. Eles ficam em uma área de exposição e podem ser testados, o que pode ajudar na tomada de decisão de uma compra, por exemplo, já que são produtos caros. Na parte de produtos em exposição estão celulares e máquina de café.

No mundo

A primeira loja de amostra grátis surgiu no Japão há cerca de três anos. De lá, o modelo conquistou a China, os Estados Unidos e a Espanha. Há pequenas diferenças nos moldes do negócio. Na Espanha, a taxa é de cinco euros (cerca de R$ 12) e é paga por semestre. O modelo brasileiro foi inspirado nas lojas estrangeiras, mas não é franquia de nenhuma delas.



No orkut existe umas 18 comunidades que tratam simplesmente do assunto, com centenas de tópicos com links para pedir esses produtos, que variam desde adesivoscamisetasDVD’spulseiras, entre outros.
Abaixo vai a lista das principais comunidades:
  1. .:: Amostras e Brindes ::.
  2. AMOSTRAS E BRINDES
  3. Correio dos Brindes
  4. Amostras & Brindes-Tudo Gratis
  5. Brindes e Amostras ON LINE
Outras comunidades, você pode conferir aqui.
Existe também um blog chamado Brindes e Amostras ON LINE

P.S. Essa matéria foi sugestão da @dias_carla via Twitter, antes da nossa reunião de pauta. Mas, como nosso site foge um pouco da seriedade e, principalmente, do contexto sugerido... Vamos improvisar!!!
Achei algo bem legal no flickr da Cássia Fernandes para deixar isso um pouco mais interessante. 


Às mulheres-presentes

De graça até injeção na testa.
Até entrar na fila pra tomar cascudo.
Num mundo em que se vende tudo,
qualquer tantinho de afeto é lucro.

Meu corpo é amostra grátis.
Não o recuse.
Se corpo é coisa barata,
que se encontra no meio da rua,
faça um favor a si mesmo,
seja cristão.
Aceite com piedade e resignação
a migalha que te dão,
que assim também te aceitarão
no paraíso.

Num mundo em que tudo é comércio,
até bala perdida e de raspão
em tiroteio de quadrilha
é achada com a maior alegria.

Mas com o orgulho, o velho engano,
é preciso todo o cuidado.
Muitos homens, sem saber,
hospedaram anjos.
E o amor não é o mercado.
Não é porque estou dando
que quer dizer que estou sobrando.




Bookmark and Share

Nenhum comentário: